A Eslovénia é um daqueles destinos que de tão lindo parece um conto de fadas.
Infelizmente ou felizmente, dependendo da opinião, é um destino muito subestimado.
Possívelmente por causa do seu passado político, e por ser um país “relativamente novo” – a Eslovénia era parte da antiga Jugoslávia, junto com a Croácia, Bósnia e Herzegovina, Macedônia, Sérvia e Montenegro e ganhou a sua independência em 1991.
A Eslovénia é um país com uma diversidade imensa de paisagens, lagos lindissimos, cidades medievais, uma capital exuberante, ecológica, limpa e segura.
Por ser um país pequeno é comum pensar que tem pouco para ver. Engano. A Eslovénia oferece várias opções de roteiros e passeios que, com certeza, ficarão marcados na memória.
Uma das perguntas mais comuns que me fazem é: qual a melhor época para ir, e o que visitar?
Este pequeno guia vem responder a estas questões. Claro que para uma melhor experiência, convém planejar a sua viagem e ter um roteiro personalizado, que seja ajustado aos seus gostos, expectativas, orçamento, tempo e limitações.
Vamos lá?
Quando Visitar, Eventos e Feriados
Na minha humilde opinião, Primavera e Outono são maravilhosos. Mas para facilitar, vou dividir o ano em diferentes épocas:
Janeiro e Fevereiro
Gosta de frio? Esta época é seguramente para si. São os meses mais frios do ano. Porém, as nevadas são bem fortes, os ventos são gelados e a chuva pode ser intensa, o que faz com que várias atracções possam estar fechadas.
Para quem gosta de desportos de inverno, tipo ski e snowboard é uma boa opção.
1 e 2 de Janeiro comemora-se o Reveillon (novo leto) e os dois dias são feriado
Dia 8 de Fevereiro é o feriado da cultura Eslovena, dedicado ao aniversário da morte do poeta France Prešeren, o escritor mais querido e mais conhecido, que é também o criador do hino nacional da Eslovénia.
Março e Abril
Começa a melhorar o tempo e já é bem mais agradável a visita. Os mercados de rua voltam a estar presentes, as atrações turísticas reabrem. As temperaturas começam a melhorar, mas mesmo assim o frio ainda toma conta de Março e mesmo do início da Primavera. As árvores e as flores começam a florescer e as paisagens ficam lindas.
No final de Abril, dia 27, comemora-se o Dia da Resistência Nacional, celebrando um grupo de resistência aos Nazis, criado durante a segunda guerra mundial, a Frente de Libertação da Eslovénia.
Também no fim de Abril, acontece a feira Medieval de São Jorge, na cidadezinha de Ptuj, onde acontece um mercado medieval na praça principal, com venda de artesanato e comidas típicas eslovenas
Na Páscoa (velika noč in velikonočni ponedeljek), o Domingo de Páscoa e a Segunda Feira são feriado e a data é variável dependendo do ano
Maio e Junho
Temperaturas agradáveis, de 24ºC, céu azul e muita gente nas ruas. Época vibrante e alegre. As paisagens floridas, as trilhas reabertas através de paisagens bucólicas, rios, riachos e cascatas. Ainda é pouco turística e uma das melhores épocas para visitar.
No dia 1 e 2 de Maio é feriado e comemora-se o dia Internacional do Trabalhador
Celebra-se ainda o feriado de Pentecostes, em data variável de ano para ano
No início de Junho acontecem os Dias Medievais no Castelo do Lago Bled, o ponto turístico mais conhecido da Eslovénia, com paisagens maravilhosas. É um regresso ao passado, onde nos sentimos dentro de um conto medieval, com vários eventos e entretenimento, como lutas de espadas, arqueiros, e torneio de cavaleiros.
No dia 25 de Junho celebra-se o Dia da Pátria e é feriado Nacional.
No final de Junho acontece o Festival de Jazz de Ljubljana, a capital charmosa do país. Dura cinco dias e acontecem workshops, shows, debates e apresentações de artistas emergentes na cena do Jazz
Julho e Agosto
Época gloriosa em termos de clima, mas muito mais turística já que em Agosto a Europa sai de férias. Esperem encontrar muito mais gente, locais e estrangeiros. O Verão é ameno, não tem aquelas temperaturas excruciantes de Portugal ou da Itália, é bem agradável. O Lago Bled e o Lago Bohinj tendem a encher de turistas, assim como outros pontos turísticos mais conhecidos. Agosto é a melhor altura para subir à montanha amada pelos Eslovenos, o Monte Triglav.
Em Julho acontecem os chamados Dias de Bled, onde os locais se vestem com as roupas tradicionais, vende-se artesanato e vestes locais, e culmina com a Noite de Bled num espetáculo mágico e inesquecível: milhares de cascas de ovo que são enchidas com velas acesas são lançadas no Lago Bled criando uma tmosfera verdadeiramente mágica
Em meados de Julho acontece o Festival da Cerveja e das Flores na pequena cidade de Laško, que atrai centenas de milhares de visitantes (fala-se em mais de 120 000. Para você ter uma ideia da dimensão, a capital Ljubljana tem uma população de mais ou menos 300 000 habitantes). O festival dura 4 dias e inclui desfiles, shows de fogo de artifício, comidas de rua, e apresentações musicais
A 15 de Agosto celebra-se o dia da Assunção de Maria e é feriado nacional
Dia 17 de Agosto, outro feriado nacional, desta vez o dia da União dos eslovenos em Prekmurje, com o dia da Pátria
De Julho a Agosto e durante os dois meses, acontece o Festival de Verão de Ljubljana, que se enche de visitantes para assistir a mais de 80 apresentações e shows musicais espalhados por toda a cidade
Setembro e Outubro
Ahhh como fica linda a Eslovénia nesta altura. As árvores dizem adeus ao verde, e vestem-se de roupa nova, em tons de amarelo, laranja e vermelho. Os dias começam a ficar mais frios, mas é também a época das trufas, dos cogumelos, de dias ainda cheios de luz e sol, entremeados por dias de chuva, mas belos.
Dia 15 de Setembro é feriado nacional, dia de Reconquista de Primorska
Dia 31 de Outubro é o Dia da Reforma Protestante e também feriado nacional
Novembro e Dezembro
O frio, humidade e nevoeiro tomam conta da Eslovênia. O céu cinzento, dias mais curtos, frio e chuva convidam a uma bebida quente, e uma comida gostosa em frente à lareira.
Dezembro traz um clima mais seco e congelante, quase que anunciando as primeiras quedas de neve. O espírito de Natal toma conta do país, que se transforma num conto de fadas verdadeiramente mágico.
1 de Novembro dia de Todos os Santos
11 de Novembro acontece o lançamento da época dos vinhos, no dia de São Martinho, e acontecem festivais em todo o país, com danças, prova de vinhos, prova de pratos típicos como os pães doces potica e pogača
23 de Novembro é feriado – Dia de Rudolf Maister
25 de Dezembro, feriado, dia de Natal
26 de Dezembro dia da Independência e União também feriado nacional
Que lugares colocar na sua lista?
Uma infinidade de coisas. Para dar um gostinho, uma pequena lista das maravilhas da Eslovênia, e abaixo uma galeria de fotos para você se maravilhar
Ljubljana
Škofja Loka
Novo Mesto
Lago Bled
Lago Bohinj
Soča Valley
Radovljica
Cerkno
A rota dos Castelos de Posavje
Castelo Predjama
Piran
Portoroz
Koper
Karst
Brda
Izola
Postojna Cave
Comments